As pessoas que estão em volta de alguém com perda auditiva têm um papel muito importante para que nada mude nas comunicações. É necessário o apoio incondicional dos familiares e amigos para que a outra pessoa não se isole ou se sinta excluída por não conseguir escutar mais com tanta facilidade. Confira algumas dicas de como lidar com alguém nessas condições:
• Proponha uma consulta com um profissional.
• Falar alto ou gritar não é nem de longe algo eficiente para que a pessoa te escute.
• Fale sempre devagar, mas com naturalidade.
• Fale de frente para a pessoa.
• Não fale mastigando.
• Não se irrite se precisar repetir as mesmas frases ou palavras algumas vezes. É preciso se colocar no lugar do outro.
• Tente não dizer frases muito longas e cansativas.
• Para chamar uma pessoa com deficiência auditiva, você precisa de algum sinal visual ou tátil.
E COMO DEVE SER O TRATAMENTO COM AS CRIANÇAS NA ESCOLA?
• Utilize estratégias predominantemente visuais para transmitir os conteúdos, com uso de instrumentos didáticos e imagens.
• Adote formas de comunicação mais adaptadas e específicas, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
• Prefira escolas em que há professores especializados e capacitados em linguagem para surdos para dar atenção mais individualizada a essa criança.
• Transmita segurança à criança, sempre explicando a ela que a escola está ciente de suas restrições e que fará de tudo para oferecer todo o suporte necessário.
• A escola deve se comunicar regularmente com os profissionais de saúde que atendem a criança para saber mais sobre o desenvolvimento dela e o que pode ser inserido dentro da instituição.
• As chamadas sonoras regulares da escola devem ser sinalizadas com cores e luzes.
COMO IDENTIFICAR ESSAS PESSOAS?
• O termo atual mundialmente aceito é “pessoa com deficiência” (auditiva, visual, física ou intelectual), quando se fala com a própria pessoa ou se refere a ela para terceiros.
• O termo “surdo” também pode ser utilizado sem problemas.
• Não relacione a deficiência com intelecto. A surdez ou a perda auditiva não tem relação com a diminuição da capacidade intelectual.
• Não faça suposições: nem toda pessoa surda também é muda; nem todos as pessoas com deficiência auditiva falam a Língua Brasileira de Sinais (Libras); os surdos não casam apenas entre si.