Existem 500 milhões de surdos no mundo e, até 2050, haverá pelo menos 1 bilhão em todo o globo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil há 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Delas, 2,3 milhões têm deficiência severa. A surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres. Os dados são recentes e constam em estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda, no Rio de Janeiro.
Setembro é um mês importante para a luta dos deficientes auditivos, afinal no dia 26 comemora-se o Dia Nacional do Surdo e a Luta pela Inclusão, enquanto no dia 30 é celebrado o Dia Internacional do Surdo.
Surdez é uma das cinco prioridades da OMS para este século. Em pesquisa realizada pela OMS, de 2013 a 2015, a surdez ocupou o quarto lugar na lista de doenças. Ela é considerada a primeira deficiência com mais impacto no índice de qualidade de vida da população. Os fatores que contribuem para a relevância da surdez são:
Como a surdez pode afetar a qualidade de vida das pessoas?
Perda auditiva não tratada, você deve sofrer de problemas sérios que podem interferir na qualidade de vida.
Muitos problemas mencionados acima, podem ser reduzidos o uso de aparelhos auditivos. Cada vez mais tecnológicos e discretos, eles têm um papel importantíssimo na qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva. Importância da inclusão dos surdos na educação e no mercado de trabalho.
Seja na escola, em casa ou no trabalho, infelizmente as crianças ou adultos deficientes auditivos não estão protegidos do bullying . Muitas vezes a discriminação começa dentro de casa, pela própria família. Os pais ficam preocupados em ”esconder” ou “disfarçar” os aparelhos auditivos do seu bebê, e não se dão conta que estão passando para ele que, apesar destes dispositivos serem maravilhosos e permitirem o desenvolvimento, são motivos de vergonha.
No mercado de trabalho a inclusão é bem complicada. Poucas empresas e gestores dão abertura para surdos em suas equipes. Nesse cenário, é importante que o governo trabalhe, em conjunto com as empresas privadas, para promover oportunidades para todos.
Gostou do post de hoje? Continue acompanhando o Blog Sons da Vida para ficar por dentro da saúde auditiva.