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Educação inclusiva para deficientes auditivos

Publicado por Sons da Vida em 13 de agosto de 2020

Smiling deaf boy learning sign language

Infelizmente a inclusão de crianças com deficiência auditiva em sala de aula regular é um tema muito discutido, polêmico e bastante preocupante. Apesar de não ser aceito por todos, é importante frisar que a educação é um direito humano fundamental.

Lei Brasileira de Inclusão

A Lei Brasileira de Inclusão (ou Estatuto da Pessoa com Deficiência), que entrou em vigor em 2016, tem um valor especial. Ela é a adaptação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU à legislação brasileira e trata da acessibilidade e da inclusão em diferentes aspectos da sociedade.

O capítulo da LBI sobre Educação fala muito sobre o que deve ser feito para atingir esse objetivo. Alguns dos principais exemplos são:

  • Nas escolas inclusivas é indispensável que o conteúdo e as aulas sejam oferecidos em Libras, como primeira língua, e em português, na modalidade escrita, para os alunos surdos. O mesmo vale para as escolas e classes bilíngues e para os materiais de aula (Art. 28-IV);
  • A adoção de medidas individuais e coletivas que proporcionem o desenvolvimento acadêmico e a socialização dos alunos com deficiência. Isso facilita a integração e, consequentemente, o aprendizado (Art. 28-V);
  • Além da oferta de aulas e materiais inclusivos (em Libras e Braile), as práticas pedagógicas também precisam ser incorporadas e preferidas pela instituição que possuir alunos com deficiência (Art. 28-XII);
  • Também devem ser oferecidas tecnologias assistivas que ampliem as habilidades dos estudantes nas escolas (Art. 18-XII) ou auxiliem nos processos seletivos e permanência nos cursos da rede pública e privada (Art. 30-IV).

O papel do professor

Ele tem um papel muito importante na inclusão de crianças com deficiência auditiva na educação, principalmente infantil. Do professor demanda a adaptação da metologia para integrar a criança surda e o atendimento especial à esses alunos. Mas, será que o professor está preparado para isso?

É necessário colocar em prática novas ações e novas capitações para que o professor coloque em prática metodologias que favoreçam a inclusão e o entendimento do aluno surdo.

Deficiência auditiva e Bulliyng

Seja na escola, em casa ou no trabalho, infelizmente as crianças ou adultos deficientes auditivos não estão protegidos do bullying. Muitas vezes a discriminação começa dentro de casa, pela própria família. Os pais ficam preocupados em ”esconder” ou “disfarçar” os aparelhos auditivos do seu bebê, e não se dão conta que estão passando para ele que, apesar destes dispositivos serem maravilhosos e permitirem o desenvolvimento, são motivos de vergonha.

A audição tem um papel extremamente importante no desenvolvimento da linguagem e da fala da criança. A perda auditiva, se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez, problemas de aprendizado, de relacionamento, o que provoca, muitas vezes, o bullying.

Conclusão

A construção de uma sociedade inclusiva, que aceita e respeita todas as diferenças, infelizmente pode levar muitos anos e envolve diversos aspectos. A educação brasileira, com ajuda da LBI e dos educadores, vem anunciando reformas e evoluções nessa área. A quebra de paradigmas e valorização da diversidade é parte importante da construção de uma escola para todos, onde crianças deficientes auditivas recebam apoio, atenção e se sintam parte do todo.

Quer ver mais posts como esse? Continue acompanhando o Blog Sons da Vida.

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