A perda auditiva não precisa restringir a capacidade da criança de se comunicar, socializar, aprender e desfrutar das experiências que a vida tem para oferecer. Com as soluções auditivas infantis atuais, essa interação com o meio social é possível.
É importante lembrar, no entanto, que todas as crianças – com ou sem perda auditiva – se desenvolvem de forma diferente. Cada criança é única e cada uma reage de maneira diferente. Por isso é importante observar todas as situações em que a criança está inserida.
Muitos pais acreditam que os aparelhos auditivos irão restaurar a audição de seu filho. Mas essa não é a função dos aparelhos. Eles ajudarão a melhorar a qualidade de vida da criança.
O melhor conselho que podemos oferecer é amar, aceitar e incentivar o seu filho. Elogie-o sempre que ele fizer algo. Sorria sempre que possível. Preste atenção quando seu filho tentar compartilhar algo com você – mesmo nas coisas simples. Leia histórias para dormir. Estas atividades passam para a criança o carinho e o amor que você tem com ela e irá estimulá-la, fazendo com que ela se sinta mais confiante.
Sempre que tiver dúvidas, não hesite em pedir ajuda ao Fonoaudiólogo de seu filho, médico, professores ou outros profissionais que estejam envolvidos neste processo. Eles farão o seu melhor para ajudar e apoiar você e sua família.
Comunicação é o processo da troca de informação através da ação de falar e ouvir e é uma parte vital da vida. Mas ela é mais do que apenas a linguagem falada, pois nos comunicamos através de gestos, expressões faciais e outros tipos de linguagem corporal.
As crianças começam a aprender a se comunicar a partir do momento que nascem. Elas constantemente ouvem tudo o que é dito ao seu redor e logo serão capazes de reconhecer as vozes de seu pai e sua mãe. Elas aprendem a falar com os sons que ouvem.
As crianças com perda auditiva podem ter dificuldades em aprender a se comunicar, porque elas não conseguem ouvir o suficiente dos sons ao seu redor. É por isso que é tão importante obter um diagnóstico precoce e, se necessário, a adaptação de aparelhos auditivos que irão fornecer acesso aos sons fundamentais para o desenvolvimento da linguagem.
Além disso, a habilidade de comunicação vai interferir diretamente na interação social dessa criança. A socialização desempenha um papel importante no desenvolvimento dela. Com boas habilidades sociais, elas poderão construir relacionamentos fortes e duradouros com outras pessoas, além de se sentirem independentes, confiantes e seguras de si.
A partir do momento em que nascemos é que aprendemos, observando e imitando os nossos pais, familiares e amigos. Mais tarde, o nosso processo de aprendizagem continua à medida que frequentamos as escolas, trabalhamos e levamos uma vida ativa.
O mesmo acontece com as crianças que possuem uma perda auditiva. A única diferença é que elas precisam de um apoio adicional na aprendizagem. Além disso, elas vão precisar de ajuda extra ao aprenderem novas palavras e novos conceitos, principalmente os abstratos, pois elas podem levar o conceito “ao pé da letra” dificultando o entendimento do discurso.
Um exemplo clássico seria: “filho, pegue a camisa de manga na gaveta.” A criança poderá ficar confusa, pois para ela “manga” seria uma fruta. Nesses casos, utilizar imagens para ilustrar o que está sendo dito, facilitará a comunicação.
Sempre fale com seu filho, mesmo que ele não pareça entender completamente o que está sendo dito por você. Uma boa maneira de incentivá-lo a desenvolver uma linguagem falada é falando com ele. E lembre-se: suas expressões faciais e linguagem corporal também irão contribuir.
O processo de escolha da solução auditiva correta exige uma forte motivação e participação ativa da família. Mesmo sendo aparelhos auditivos mais avançados, se o seu filho não utilizar da forma correta e não tiver apoio da família, os resultados não serão satisfatórios. Além disso, alguns pontos devem ser levados em consideração como: o tipo e o grau da perda auditiva, bem como as necessidades auditivas e as habilidades gerais.
A vontade de seu filho em querer usar os aparelhos provavelmente irá depender do quanto vocês, pais, conseguem motivá-lo. Quanto mais ele conhecer e se envolver, mais fácil será.
Quanto mais cedo a criança aprender a lidar com sua perda auditiva e os aparelhos auditivos, mais ela vai ser tornar confiante e segura. E para que isso aconteça, é importante que sua primeira experiência com os aparelhos auditivos, seja positiva (proporcionar sons confortáveis e suaves como uma música ou uma conversa amigável).
Além disso, estar ciente da motivação como pai/mãe é fundamental. Seu filho irá reagir imediatamente de acordo com a motivação da família.
O suporte à família durante o processo de seleção e adaptação do aparelho auditivo infanto-juvenil é fundamental para uma escolha assertiva. É o caso do programa Cuidado Auditivo Amigo da Criança, da Telex. Veja como ele funciona:
Com tantos fatores envolvidos no processo de seleção e adaptação dos aparelhos auditivos, o acompanhamento de um fonoaudiólogo é fundamental. Este irá recomendar o aparelho mais indicado e que se adapte melhor às necessidades de seu filho.
O circuito básico do aparelho auditivo é composto por 3 principais componentes: microfone, amplificador e receptor, além do molde auricular:
Há muitas formas de ajudar seu filho nas situações cotidianas, fazendo com que ele entenda melhor o que está sendo dito. Para isso, selecionamos algumas dicas básicas que irão facilitar esse processo!
A forma como o seu filho irá se beneficiar das dicas mencionadas dependerá do grau da perda auditiva, da idade, do tipo de aparelho auditivo e das habilidades gerais. O apoio de toda a sua família em encontrar novas formas de comunicação é vital para o sucesso da criança.