O Campeonato Brasileiro 2019 já começou, lotando os estádios de torcedores que buscam incentivar o seu time do coração e, claro, conquistar o título mais importante do futebol no país. Mas você já parou para pensar em todos os ruídos que compõem esse evento e na intensidade deles? São:
O nível de ruído durante uma partida de futebol pode chegar a 115 decibéis – o mesmo barulho provocado pelas turbinas de um avião. De acordo com normas reguladoras de segurança e saúde do Ministério do Trabalho, um indivíduo exposto a essa intensidade de som, por apenas sete minutos, já pode sofrer danos à audição. Se a exposição ao som alta acontece em tempo prolongado e por anos seguidos, pode levar, inclusive, à perda auditiva.
Após uma partida de futebol, o torcedor pode sair do estádio com os seguintes sintomas:
No caso das crianças pode, ainda, causar irritação, choro e elas podem sair do estádio com zumbido nos ouvidos, sem que os pais percebam.
Há um perigo ainda maior dentro e fora dos estádios: os fogos e rojões que os torcedores costumam soltar para comemorar a vitória do seu time. Além de queimaduras no corpo, esse ato irresponsável pode causar danos irreversíveis à audição. Foi o que aconteceu com uma torcedora na Arena do Grêmio, em 2013, quando um rojão explodiu ao seu lado.
Para os que não abrem mão de frequentar estádios de futebol, a Telex recomenda: mantenham uma distância mínima de 10 metros de aglomerações muito barulhentas, como as torcidas organizadas.