No mês de novembro realiza-se o Novembro Laranja, que é “Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o aumento de problemas auditivos presentes em todas as idades, e motivar os profissionais da saúde a abraçarem esta causa.
Qual a primeira coisa que pensamos quando escutamos ou lemos a palavra “Zumbido”? Uma abelha ou uma panela de pressão saindo da nossa orelha?!
O zumbido é definido como a percepção de um som sem a identificação de uma fonte sonora externa; ou seja, um som que você não sabe de onde está vindo. E o que poucos sabem é que este mesmo zumbido é um SINTOMA, e não uma doença. Apesar de ser uma das queixas mais comuns no mundo e atingir grande parte da população, o zumbido tem tratamento sim! Vamos discutir sobre isso?
Sabe-se da existência do zumbido desde 2000 a.C. Os egípcios acreditavam que se tratava de um animal irritado que ficava preso no ouvido. Hoje, sabemos que existem várias causas: problemas auditivos, musculares, hormonais, de origem alimentar, etc. E o que devemos fazer quando percebemos este zumbido? Será que estou com uma doença muito séria? O primeiro passo é procurar um médico; realizar exames audiológicos e analisar qual será o tratamento mais adequado. É necessário investigar corretamente; o tratamento precoce é essencial para a recuperação do ouvido. Precisamos mudar os pensamentos negativos de “O zumbido não tem cura. Você vai ter que aprender a conviver com ele. Não há nada para fazer.” O zumbido tem tratamento sim!
Hoje em dia, existem várias formas de tratamento. Dentre elas, a estimulação sonora, via aparelhos auditivos ou geradores de som. A Telex oferece a Tinnitus SoundSupport™, que é uma nova tecnologia que define um novo padrão para geradores de som. Tal tecnologia oferece um grande número de opções que permitem a personalização dos sons de alívio para as necessidades do indivíduo.
Com as soluções auditivas para zumbido, o paciente pode desfrutar da amplificação e/ou da terapia sonora, dependendo de sua preferência e bem-estar, visando sempre a sua qualidade de vida.