No mês de novembro acontece em todo o país a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido. O objetivo das ações realizadas é chamar a atenção da população para o crescimento do zumbido no ouvido, além da importância do diagnóstico e tratamento precoce.
A campanha
A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido foi criada em 2006 com o intuito de realizar ações voluntárias de divulgação do assunto durante todo o mês de novembro, período que inclui o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20% da população mundial têm algum grau de deficiência auditiva ou sofre com zumbido. No Brasil, são cerca de 28 milhões de pessoas.
O que é um zumbido?
O zumbido não é uma doença, mas sim um sintoma. Isso significa que ele é um alerta do corpo de que algo não está funcionando como deveria. Ele pode ser definido como uma ilusão auditiva, ou seja, uma sensação sonora não relacionada com uma fonte externa de estimulação. Na maioria dos casos, o zumbido é uma percepção auditiva “fantasma”, percebida apenas pelo paciente, característica que dificulta a investigação do problema.
O que fazer quando se tem muito zumbido?
O primeiro passo é procurar um médico para realizar exames audiológicos e analisar qual será o tratamento mais adequado. É necessário investigar corretamente, já que o tratamento precoce é essencial para a recuperação.
Como lidar com o zumbido?
Tratamento
Existem tratamentos para o zumbido, porém é preciso procurar um profissional para que ele analise, diagnostique o problema e faça a recomendação da melhor solução.
Na Telex é possível encontrar uma linha completa de aparelhos auditivos com gerador de som que tratam e aliviam o zumbido e proporcionam muito mais qualidade de vida.
O Tinnitus SoundSupport é um gerador de som que pode ser integrado aos aparelhos auditivos Oticon. É um programa desenvolvido especificamente para os aparelhos auditivos que permite que toque diversos sons que podem ajudar a tirar a atenção do zumbido.
Converse com o seu profissional de audição para saber mais.
Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.